top of page

Planejamento de marketing digital

Atualizado: 11 de jan. de 2021

Iniciamos 2020, oficialmente esta semana iniciamos as novas metas e estratégias pessoais e profissionais. Hoje vamos falar de estratégias digitais para empresas!! Por onde começar? como criar um planejamento? Uma das maiores dificuldades dos empresários têm sido criar um posicionamento na mídias sociais que contribua com a imagem da empresa, o ideal é definir uma estratégia de Blended Marketing ( tradicional + digital). O primeiro passo é entender o público e quais plataformas deve investir tempo e dinheiro, investimento em pesquisas de mercado, pesquisa de público e tendências. A questão inicial é: " Em quais plataformas investir? Como posicionar minha marca em cada plataforma?" O ideal é construir um cronograma e trabalhar estrategicamente cada etapa!

  1. Pesquisas;

Análise interna e externa. (SWOT e MATRIZ BCG)

  • ANÁLISE INTERNA

* Histórico de objetivos. * Taxa de sucesso. * Resultado das ações de 2019. * Relatórios e estatísticas da Web em 2019.

  • ANÁLISE EXTERNA

* PEST (Análise Política, Econômica, Social e Tecnológica). * Procura e tendências (Uso do Google Trends). * Benchmarking (Avaliação da concorrência). * Identificação de possíveis parceiros, influenciadores e embaixadores da marca. 2. Definição de objetivos: O ideal é definir objetivos, e classificá-los como de longo e curto prazo. Recomendo o uso da Técnica SMART ( Specific, Measurable, Attainable, Relevant, Time-based) que classifica-os da seguinte maneira: Specific (Específica) Uma meta deve ser clara o suficiente para que toda equipe entenda, com tarefas bem distribuídas. Quanto mais detalhada for a meta, melhor para os envolvidos: o que, como, quando e por quem cada tarefa deve ser feita. Measurable (Mensurável) Uma meta mensurável é aquela possível de medir em termos financeiros ou de resultados. Para definir uma meta com essa característica, é importante estabelecer números e valores a serem alcançados ou definir bons indicadores-chave de desempenho. Attainable (Alcançável) Se uma meta não for entendida como alcançável, é provável que nenhum funcionário tenha interesse em sua execução. Por isso, é importante desenvolver metas com base nos resultados dos anos anteriores. Relevant (Relevante) É importante que a meta seja realmente relevante para o crescimento da companhia, do setor e que agregue a todos os envolvidos. Se não for assim, é melhor que ela nem seja criada. Time-based (Temporal) Toda meta deve ser temporal, ou melhor, ter um prazo certo para o seu alcance. Quando isso não acontece, é provável que ela caia no esquecimento da equipe de trabalho. Por isso, defina suas metas de longo prazo, e também em submetas de prazos pequenos, de preferência mensal. Essas são as principais características. Além de tudo, é importante considerar a tecnologia nesse processo. 3. Posicionamento da marca em cada plataforma; Estude as Plataformas, conheça todas as ferramentas disponibilizadas pelo google e facebook. Entenda o público em cada plataforma e estabeleça em quais a marca vai investir tempo e dinheiro.

  • GOOGLE

  • FACEBOOK

  • INSTAGRAM

  • LINKEDIN

  • TWITTER

  • PINTEREST

  • YOUTUBE

  • BEHANCE

  • WHATSAPP

Será necessário criar uma tabela com as Mídias selecionadas e descrever a forma como pretendem se comportar, documentando as estratégias definidas pela equipe. Naturalmente algumas plataformas podem ser trabalhadas com mais frequência. Use ferramentas de monitoramento e automação como o MLABS. " O QUE NÃO PODE SER MEDIDO, NÃO PODE SER GERIDO." (Peter Drucker) Lembre-se que os resultados precisam ser monitorados para que as estratégias se tornem eficazes! 4. Definição de influencers e parceiros; Recomendo a leitura do Artigo "Como os influenciadores ganham dinheiro?" da Débora Alcantara https://www.linkedin.com/pulse/como-os-produtores-de-conte%C3%BAdo-ganham-dinheiro-d%C3%A9bora-alcantara/ É importante estar sempre conectado, entender o perfil dos influenciadores. Lembre-se que a intenção é gerar valor para a marca, e é necessário avaliar o impacto das parcerias para a audiência. 5. Planejamento de conteúdos a serem abordados; O ideal é iniciar esta etapa com a criação de personas, ou seja, representações dos seus clientes ideais. Dessa forma nortear tópicos com o tom e as propostas de conteúdos estratégicos. 6. Calendário de postagens; O sucesso do marketing digital depende de uma série de fatores, principalmente de um bom planejamento. Nesse processo, é extremamente importante produzir conteúdo e imagens de qualidade, uma frequência de publicação e estabelecer os melhores horários. Mas como definir o calendário de publicações para mídias sociais? O calendário editorial é uma ferramenta eficiente, uma garantia que as suas publicações cheguem ao seu público com certa constância. * Planejando de conteúdos; * Criação de materiais/ imagens; * Definindo datas e horários; * Mensurando resultados; * Automatizando processos. 7. Monitoramento de métricas. Não existe uma boa estratégia de redes sociais sem a análise de dados e métricas. Muitas empresas estão desperdiçando tempo e dinheiro sem saber se seus esforços estão ou não dando resultado. As principais redes sociais da atualidade possuem um Analytics básico, onde é possível mensurar informações básicas como perfil do público, localização, horários e engajamentos. E para empresas que buscam relatórios mais detalhados podem contratar ferramenta de gerenciamento de redes. Vem com tudo, 2020! Janeiro é a época ideal para definir metas e estratégias. Hoje vamos falar de estratégias digitais para empresas!! vem conferir 💡 hashtag#marketingdigitalbrasil hashtag#marketingdeconteúdo hashtag#marketingestrategico

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page